terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dois livros



Dorita me emprestou esses dois livros de autoras francesas.
"Um toque na estrela" de Benoîte Groult fala sobre envelhecer nos dias de hoje, nessa cultura maluca onde nâo "devemos envelhecer", e o faz com um misto de melancolia e humor. Gostei da estória, onde ela abrange não só o envelhecimento (e as perdas ao longo do caminho) da personagem Alice (a mãe) como também dos filhos, da família. Ri muito quando Alice compara a infância dela, os passatempos com os quais se entretinha, e os de hoje, do neto dela; embora eu seja bem mais jovem que a personagem, pude comparar a minha infância com a de meu sobrinho..o sentimento foi o mesmo.
"A elegância do ouriço", de Muriel Barbery. O título estranho faz sentido (e como faz!) no desenrolar da estória, que fala da personagem principal, uma concierge de um prédio de luxo em Paris e de alguns moradores, em especial uma adolescente e o novo morador, um japonês (que eu confesso queria ter por amigo também). É um livro que fala de pessoas "desencontradas", sempre interessante e atual; porém, na minha opinião, poderia ser melhor, com menos citações e "filosofadas". E, peloamordedeus, sem o final triste!

5 comentários:

  1. Me interessei bastante pelo primeiro livro, será que encontro fácil? Obrigada pela dica. Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Já tomei nota dos dois títulos. Ah...eu adoro finais tristes!
    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera!
    Imagino que seja fácil encontrar o livro sim.
    Depois me diz?
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Tuca!
    Ah..rs..só você mesma :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Encontrei na estante virtual, vou comprar. Bjus

    ResponderExcluir