sábado, 7 de julho de 2012

"Tudo posso, mas nem tudo me convém" - Dra Gisela Savioli

Minha amiga Leila falou à beça sobre as entrevistas da Dra Gisela Savioli, me indicando inclusive o livro "Tudo posso, mas nem tudo me convém", que meu irmão comprou e li. Achei interessantíssimo saber mais sobre Nutrição Funcional, do porquê pessoas têm dificuldade em emagrecer, da química particular de cada organismo a reagir metabolicamente a diferentes alimentos (como a alergia ao glúten, por exemplo), de saber que o esforço de descer três degraus equivale a subir um; do porquê se alimentar de três em três horas e a explicação da importância do sono e do intestino em nosso bem-estar. Talvez por ser uma linha nutricional bastante individual haja a necessidade de consulta (o que não é mau) e a dra neste livro não sugere nenhum passo-a-passo alimentar, apenas recomenda enfaticamente o que não se pode ingerir (como p ex, leite e seus derivados, milho). Por outro lado, me sinto sempre uma besta quando a medicina reprova categoricamente determinado alimento para depois "liberá-lo" (ou vice-versa) e ficamos sem saber, de fato, o que vale ou não - sem contar a impotência que se sente de, vivendo num ambiente poluído, desconfiar da procedência dos alimentos, em geral tão cheios de hormônios e pesticidas, enquanto os de origem orgânica (sabe-se lá até que ponto são realmente isentos destes poluentes?) não se tornam comuns e mais baratos. Pelo sim, pelo não, penso que "moderação" é a palavra-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário