sábado, 28 de abril de 2012

O poder da música na memória

Lembrei de repente de uma estrofe de uma canção que não ouvia há muito, muito tempo. Brotou da memória, tão cristalina quanto a voz da cantora, me remetendo de imediato à época, ou melhor, a um momento específico quando a ouvia com mais frequência e corri para procurá-la no youtube onde a encontrei. E súbito, mesclando uma alegria tranquila e certa melancolia, voltei aos meus 14 anos, àquele caminho pelo Horto, por onde David H. namorado de minha irmã costumava usar para chegar à Barra da Tijuca e eu, quase sempre junto, de "vela" - o que era provavelmente chato para eles :) e poderia ser chato para mim, mas não foi jamais - e então no fusca cor de tijolo ouvíamos a reprodução numa fita Kodak o album do Renaissance, o conjunto que eu mais gostava na época e este em especial, mais valioso ainda pra mim por não ser encontrável por aqui. Impossível dizer quantas vezes a ouvíamos de fato, mas a impressão ficou, marcando cada acorde desta música àquela circunstância e estará para sempre ligada àquele verde todo da vegetação, das curvas daquela estradinha estreita do Horto e a essas duas pessoas, minha irmã e David, que, sem que pudéssemos saber então, me deram um pequeno, simples e agradável presente que venho guardando no coração e que neste momento, ao reouvir a música, desembrulhei da lembrança e a quem me deu vontade de agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário