sexta-feira, 17 de julho de 2009

Processo criativo Carlos Fuentes

O escritor mexicano Carlos Fuentes em entrevista ao Segundo Caderno de hoje no O Globo diz:
"Sou daqueles, como Oscar Wilde, que acreditam que literatura se faz com 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sei de muitos escritores que ficam em bares esperando que a musa chegue, e ela não chega nunca. Escrevo todos os dias, muito disciplinadamente. E a disciplina tem algo de surpresa: planejo o que escrever no dia seguinte e quando me levanto faço tudo diferente. Dormi, sonhei, conversei com alguém, e tudo mudou."
Sobre sua evolução como escritor: "Mudei muito como escritor porque comecei a escrever muito jovem. Eu me lembro como ficava assustado diante de uma página em branco. Hoje, estou mais sereno, escrevo de forma bem mais disciplinada. E me dei conta de que, como escritor, tenho duas preocupações: escrever uma comédia humana, ainda que de forma diferente da de Balzac e sob a influência dele, e ao mesmo tempo escrever relatos fantásticos, capazes de fazer rir, de fazer um comentário social à margem das convenções"

Nenhum comentário:

Postar um comentário