sábado, 6 de junho de 2009

Processo criativo - Antonio Lobo Antunes

Em entrevista ao jornal O Globo dessa semana, o escritor português António Lobo Antunes disse:
"O que eu acho que deve ser um livro foi mudando com o tempo. Antes estava interessado na história, agora a história não me interessa absolutamente nada. Não vejo os personagens fisicamente, não imagino como eles são. Meus livros são vozes, sobretudo os últimos, são muito simbólicos, não tendem para um fim definido. Não me interessa mais fazer romances, mas pôr a vida inteira entre as capas de um livro".
"Autobiografia é inevitável. Você não inventa nada, vai trabalhando com memórias, acaba a parecer um mendigo que anda procurando restos no lixo. Uma grande parte não é consciente. Um livro não se faz com ideias, se faz com palavras. Então fico sentado a esperar que as palavras venham. Quando comecei, fazia planos muito detalhados. Depois compreendi que um livro é um organismo vivo, tem sua própria fisionomia, seu próprio temperamento. Você não faz mais do que seguir o que o livro quer. O princípio é muito difícil, a distância tão grande entre a intensidade das emoções e o que está no papel... Todo o trabalho é aproximar essas duas coisas. E isso só se consegue corrigindo e corrigindo e corrigindo."
"Por volta dos 14 anos, você começa a entender que há uma diferença entre escrever bem e escrever mal, então começa a angústia. Depois, por volta dos 17, 18 anos, você entende que há uma diferença ainda maior entre escrever bem e obra-prima, e aí a angústia é total."
"Se você não escreve para ser o melhor, não vale a pena. Você tem que escrever contra os escritores de que gosta, tem que ser melhor que eles".

2 comentários:

  1. Quanta angústia e competição! Será que não fica mais fácil escrever o que a gente quer, do jeitinho que a gente sabe? Quis comprar um livro deste escritor, folheei-o na livraria e mudei de idéia - não acho que conseguiria entender o que ele escreve e achei muito estranha a forma dele escrever, sem pontuar o texto, sem maiúsculas, um bloco só! Moderno demais pro meu gosto. pode ser que mude de idéia, este é um pré-conceito meu:( Além do mais, ele se julga um escritor superior ao Saramago (Sal_amargo...)bem, afinal quem, sou eu para opinar? Somente uma leitora.

    Zi querida, não ligue a mínima para o que ele escreveu acima e continue escrevendo maravilhosamente, com um jeito que só você tem, que é a sua 'assinatura'. Ufa, escrevi demais, desbloqueei:) Valeu nossa conversa de hoje!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Tuca
    Não conheço o trabalho dele - e depois de ler sua opinião, talvez não venha a conhecer mesmo rs
    mas, de qualquer modo, concordo - ou antes me identifico rs- quando ele fala sobre corrigir, corrigir, corrigir :)
    Um beijo e obrigada pelo seu comentário. Adorei

    ResponderExcluir